desbravador

| quarta-feira, 20 de outubro de 2010

MINERAIS NO BRASIL E CEARÁ

BRASIL


A mineração gera grande parte da matéria-prima dos produtos que adquirimos.

O Brasil é detentor de uma infinidade de riquezas naturais, uma delas são os minérios, e se destaca principalmente na produção de ferro, bauxita (alumínio), manganês e nióbio.

O ferro é o principal minério destinado à exportação no Brasil, sua extração ocorre especialmente em Minas Gerais, no Quadrilátero Ferrífero; no Pará, na Serra dos Carajás; e no Mato Grosso do Sul, no Maciço do Urucum. Atualmente a produção é de aproximadamente 235 milhões de toneladas ao ano, o país ocupa o segundo lugar na produção desse minério em nível mundial.

A bauxita é extraída na Serra do Oriximiná, no Pará, o Estado é o principal produtor e abriga a maior concentração desse minério no país, a produção anual gira em torno de 17,4 milhões de toneladas, figurando como o terceiro maior produtor em escala planetária.

Anualmente são extraídos cerca de 1,3 milhão de toneladas de manganês, esse volume de produção faz com que o país ocupe o terceiro lugar da produção mundial. As jazidas principais se encontram na Serra dos Carajás, Quadrilátero Ferrífero e Maciço do Urucum. Países como Japão e Estados Unidos importam quase 50% da produção total nacional.

CEARÁ

Os estados de Minas Gerais e Goiás respondem por grande parte da produção de nióbio, que atinge 38 mil toneladas ao ano, o que faz do país o maior produtor mundial. Esse minério tem seu uso difundido na fabricação de equipamentos de tecnologia de ponta.

Terras cearenses escondem riqueza mineral ainda inexplorada

O Ceará, que produz menos de 2% da economia nacional, já observa uma chance de garantir novas divisas
O mundo vive um ´boom´ mineral. Enquanto as bolsas ao redor do planeta enfrentam uma fase de volatilidade, entre fortes quedas e recuperações, o preço dos minérios está em franca ascensão. A demanda por estes produtos se eleva com o desempenho pujante da China e de outros emergentes. Cresce a procura, incentivando uma maior oferta.

O Ceará, por sua vez, Estado considerado pobre, que produz menos de 2% da economia nacional, já observa nesse quadro mundial uma possibilidade de redenção ou ao menos uma chance de garantir novas divisas. Terra seca, a agricultura aqui não é o forte - apenas 6% do produto Interno Bruto (PIB) local -, mas já houve políticos a afirmarem que a riqueza das terras alencarinas não está no solo, mas abaixo dele.

As perspectivas para a mineração local são otimistas, entretanto, não há espaço ainda para superestimar estas oportunidades. Nunca foi encontrado aqui tanto ferro como há em Carajás, no Pará, ouro como se vê em Minas Gerais ou cobre em quantidades similares ao que se tem no Chile. Segundo dados do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), o Estado possui uma mina considerada de grande porte, como consta no último Anuário Mineral Brasileiro, lançado em 2006. Somente a extração de calcário aqui ultrapassa a produção bruta anual de 1 milhão de toneladas.

Mas o setor de mineração vive uma outra realidade. Com a demanda crescente, mesmo jazidas consideradas pequenas começam a se tornar interessantes. Desta forma, percebe-se o início de uma movimentação maior no segmento mineral. As pesquisas no Interior cearense vêm se intensificando, mais empresários estão procurando investir nessas terras.

´Essa procura não é só no Ceará, mas no mundo inteiro. A partir do momento em que aumenta o valor do mineral, cresce o desejo no mundo de explorá-lo. Como as commodities minerais aumentam de preço, os pequenos negócios começam a se tornar viáveis. E este é o caso do Ceará, onde tem mais pequenas ocorrências´, esclarece o geólogo Ricardo Sena, do DNPM. Das 73 minas registradas em 2006 no Estado, 65 são tidas como pequenas (produção entre 10 mil e 100 mil toneladas/ano).

Clique para Ampliar

A demanda por estes minérios se eleva com o desempenho pujante da China e de outros emergentes. Cresce a procura, incentivando uma maior oferta (Foto: SILVANA TARELHO)

Clique para Ampliar

Minério de ferro é o elemento que mais recebe requerimentos de pesquisa no órgão fiscalizador no Ceará



MINERAIS NO BRASIL E CEARÁ sexta-feira, 15 de outubro de 2010 06:01 Postado por Felipe Informática BRASIL A mineração gera grande parte da matéria-

|

Trabalho de Inglês

| quinta-feira, 30 de setembro de 2010
You answered 9 tasks out of 10 correctly.
That's 90%.
Your results:


1) He played handball. - He didn't play handball.
2) Susan waited in the kitchen. - Susan didn't wait in the kitchen.
3) I made the beds. - I didn't make the beds.
4) They cleaned the classroom. - They didn't clean the classroom.
5) She asked a lot of questions. - She didn't ask a lot of questions.
6) The friends got new computers. - The friends didn't get new computers.
7) I was in Sofia last weekend. - I was not in Sofia last weekend.
8) You built a house. - You didn't buiid a house.Correct answer: You built a house. - You did not build a house.
9) Christian bought a new guitar. - Christian didn't buy a new guitar.
10) We went shopping. - We didn't go shopping.

Handebol

| segunda-feira, 27 de setembro de 2010

História

Atribui-se a invenção do handebol ao professor Karl Schelenz, da Escola Normal de Educação Física de Berlim, durante a Primeira Guerra Mundial. No início, o handebol era praticado apenas por moças e as primeiras partidas foram realizadas nos arredores de Berlim. Os campos tinham 40 x 20 m, e eram ao ar livre. Pouco depois, em campos de dimensões maiores, o desporto passou a ser praticado por homens e logo se espalhou por toda a Europa.

Em 1927, foi criada a Federação Internacional de Handebol Amador (FIHA), porém, em 1946, durante o congresso de Copenhaga, os suecos oficializaram o seu handebol de salão para apenas 7 jogadores por equipe, passando a FIHA a denominar-se Federação Internacional de Handebol (FIH), e o jogo de 11 jogadores passou para segundo plano.

Em 1933 foi criada a federação alemã que, três anos depois, introduzia o handebol nos Jogos Olímpicos de Berlim. Em 1954, a FIH contava com 25 nações. No dia 26 de fevereiro de 1940, foi fundada, em São Paulo, a Federação Paulista de Handebol, mas o desporto já era praticado no Brasil desde 1930. Até 1950, a sede da FIH era na Suécia. Transferiu-se no ano seguinte para a Suíça.

A primeira vez que o handebol foi disputado em Jogos Olímpicos foi em 1936, depois foi retirado e voltou em 1972, já na sua nova versão (de 5 jogadores) e em 1976 o handebol feminino também passou a fazer parte dos Jogos Olímpicos.

Regras

A bola

Terá que ser de couro, de cor única. A duração de cada tempo "neste caso são duas" é de 30 minutos, com um intervalo de 10 minutos. Uma equipe é composta de 6 jogadores de campo e um guarda-redes.

Manejo de bola

É Permitido: Lançar, parar e pegar a bola, não importa de que maneira, com ajuda das mãos, braços, cabeça, tronco, coxa e joelhos (menos os pés). Segurar a bola durante o máximo de 3 segundos mesmo se ela está no chão. Fazer o máximo de 3 passos com a bola na mão. Conduzir ou manejar a bola com os pés não é permitido.

Comportamento com o adversário

Utilizar os braços ou as mãos para se apoderar da bola. É permitido tirar a bola da mão do adversário, com a mão aberta, não importa de que lado e bloquear o caminho do adversário com o corpo. É PROIBIDO arrancar a bola do adversário com uma ou com duas mãos, assim como bater com o punho na bola que o mesmo tem nas mãos.

Área do gol

Somente o guarda redes pode permanecer na área de gol. O adversário que entra nessa área é punido com um remate livre. Os jogadores que invadirem as áreas de gol, depois de ter lançado a bola, estarao sujeitos a uma punição.

Lance lateral

O lance lateral é ordenado, desde que a bola tenha transposto completamente a linha lateral. E tem que ser cobrado com um pé sobre a linha lateral da quadra e outro fora. Pode-se passar ou até mesmo fazer o gol, mas não pode passar para o goleiro.

Tiro de meta

O tiro de meta é ordenado nos seguintes casos: quando antes de ultrapassar a linha de fundo, a bola tenha sido tocada, em último lugar, por um jogador da equipe atacante ou pelo goleiro da equipe defensora, estando este dentro de sua área de gol.

Lance de escanteio

O lance de escanteio é ordenado desde que a bola tocada pela equipe defensora ultrapasse a linha de fundo. O lance é executado no ponto de interseção da linha de fundo e a linha lateral.

Tiro Livre

É ordenado tiro livre nos seguintes casos: entrada ou saída irregular de um jogador, lance de saída irregular, manejo irregular da bola, comportamento incorreto com o adversário, execução ou conduta irregular no lance livre e no lance de sete metros; conduta antidesportiva.

Lance de 7m

Esse lance é ordenado com uma falta grave sobre o adversário.

Tiro de árbitro

O tiro de árbitro é marcado quando, mantida a bola dentro da quadra e fora das áreas do goleiro, ocorrer: falta simultânea de jogadores das duas equipes; interrupção do jogo por qualquer razão, sem infração às regras.

Os árbitros

O jogo é dirigido por dois árbitros assistidos por um secretário e um cronometrista.

Fundamentos

Recepção - é a ação específica de receber, amortecer e reter a bola de forma adequada nas diferentes posições e situações em que o jogador for solicitado.
Passe - é a ação de enviar e dirigir a bola ao companheiro, de forma correta, para facilitar a próxima ação. O passe e a recepção são técnicas utilizadas pelos jogadores na preparação da finalização, ou seja, na colocação de um companheiro em condições favoráveis de arremessar a bola em direção ao gol adversário.
Arremesso - é a ação de enviar a bola em direção ao gol adversário, aplicando um forte impulso (força) na mesma, para dificultar a ação do goleiro, procurando que ela adentre ao gol, tendo como objetivo, assim, a marcação de um gol.
Progressão - é a ação de deslocar-se na quadra, movimentando-se de um lugar a outro, de posse da bola, obedecendo as regras do jogo no que diz respeito ao manejo da bola.
Drible - é a ação de impulsionar e dirigir a bola em direção ao solo, uma ou mais vezes, sem perder o controle da mesma. O drible serve para progredir na quadra ou reter a bola em situação especial.
Finta - é a ação que o jogador realiza, de posse de bola, para dirigir os movimentos do defensor numa direção falsa, desviando a sua atenção da própria real intenção, causando-lhe o desequilíbrio. A finta tem como objetivo enganar e passar pelo adversário além de desorganizar a defesa.
Dupla: Iuri e Emanuel

"Cobra da peste"!

| sexta-feira, 17 de setembro de 2010


Objetivo:

Com materiais simples fazer uma adaptação da serpente do faraó. Este experimento demonstra bem o fenômeno químico dentro de uma reação química e envolve a combustão da sacarose de um modo diferente.

Açúcar
• Bicarbonato de sódio (NaHCO3 - encontrado em farmácias ou no fermento em pó)
• Álcool
• Recipiente com graduação ( proveta ou seringa )
• Almofariz com pistilo ou pilão com socador
• fósforo ou isqueiro
• Êmbolo de uma seringa de 20mL
• Bico de um garrafa de pet com a tampa
• palito de dente

• telha

Corte o bico da garrafa de pet utilizando um estilete ou tesoura. TOME MUITO CUIDADO COM ESTE PROCEDIMENTO!

Procedimento:


Prepare uma pastilha com bicarbonato e açúcar. Adicione dentro do pilão ou almofariz uma parte de bicarbonato para duas de açúcar.
Misture bem os componentes, fazendo um pó fino e homogêneo com a mistura.


Coloque uma quantidade suficiente para encher a tampinha da garrafa de pet e adicione algumas gotas de álcool (aproximadamente 10 gotas) , e misture com um palito para que a mistura dê liga.


Posteriormente, pressione com muita força o êmbolo da seringa sobre a mistura.

Abra a tampa da garrafa, e com a ajuda do êmbolo, retire cuidadosamente a pastilha e deixe-a secar.

Coloque a pastilha parcialmente sob a areia ou terra comum, utilizando uma telha coberta com areia, deixando metade dela para fora.
Derrame 20ml de álcool sobre o sistema, próximo de cada pastilha. Coloque fogo, e observe.
Tome cuidado para que não haja substâncias inflamáveis próximas ao fogo.

O que acontece?
Esse experimento envolve a combustão da sacarose:
C12H22O11(s) + 12 O2 (g) → 12 CO2(g) + 11 H2O(g)

Ao colocarmos fogo no sistema, também ocorre a combustão incompleta, originando o carbono, que constitui a estrutura da serpente.
Em razão do gás carbônico liberado pela decomposição do bicarbonato de sódio e da própria combustão da sacarose, a estrutura de carbono “infla”, dando origem à serpente. Veja a reação de decomposição térmica do bicarbonato de sódio:

2NaHCO3(s) → Na2CO3(s) + CO2(g) + H2O(g)
Na2CO3(s)→ Na2O(s) + CO2(g)
Origem:(http://www.agracadaquimica.com.br/index.php?acao=quimica/ms2&i=3&id=449)

ETICA E MORAL

| terça-feira, 14 de setembro de 2010

É extremamente importante saber diferenciar a Ética da Moral e do Direito. Estas três áreas de conhecimento se distinguem, porém têm grandes vínculos e até mesmo sobreposições.

Tanto a Moral como o Direito baseiam-se em regras que visam estabelecer uma certa previsibilidade para as ações humanas. Ambas, porém, se diferenciam.

A Moral estabelece regras que são assumidas pela pessoa, como uma forma de garantir o seu bem-viver. A Moral independe das fronteiras geográficas e garante uma identidade entre pessoas que sequer se conhecem, mas utilizam este mesmo referencial moral comum.

O Direito busca estabelecer o regramento de uma sociedade delimitada pelas fronteiras do Estado. As leis tem uma base territorial, elas valem apenas para aquela área geográfica onde uma determinada população ou seus delegados vivem. O Direito Civil, que é referencial utilizado no Brasil, baseia-se na lei escrita. A Common Law, dos países anglo-saxões, baseia-se na jurisprudência. As sentenças dadas para cada caso em particular podem servir de base para a argumentação de novos casos. O Direito Civil é mais estático e a Common Law mais dinâmica.

Alguns autores afirmam que o Direito é um sub-conjunto da Moral. Esta perspectiva pode gerar a conclusão de que toda a lei é moralmente aceitável. Inúmeras situações demonstram a existência de conflitos entre a Moral e o Direito. A desobediência civil ocorre quando argumentos morais impedem que uma pessoa acate uma determinada lei. Este é um exemplo de que a Moral e o Direito, apesar de referirem-se a uma mesma sociedade, podem ter perspectivas discordantes.

A Ética é o estudo geral do que é bom ou mau. Um dos objetivos da Ética é a busca de justificativas para as regras propostas pela Moral e pelo Direito. Ela é diferente de ambos - Moral e Direito - pois não estabelece regras. Esta reflexão sobre a ação humana é que a caracteriza.
| sexta-feira, 3 de setembro de 2010

PROGRAMA DE AÇÃO

| sexta-feira, 20 de agosto de 2010
">

Definição de negocio:

Para mim negocio é fazer algo importante e construtivo para meu futuro.

Negocio:

Ser um bom técnico em informática e ser reconhecido pelo que eu faço.

Filosofia do negocio:

Acredito que a escola profissional foi a minha maior oportunidade com a boa formação no Ensino Médio, Curso Técnico e a meteria que mim ajuda a pensar no meu futuro T.E.S.E.

Enfoque ou prioridade:

A minha maior prioridade é me forma em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Ceará.

Postura:

A minha postura tem que ser a melhor possível, isso que venho aprendendo na matéria T.E.S.E.

Directrizes e estratégias:

Caminho é ter um ótimo ensino médio para fase um bom UNEM e entra na U.F.C.

Alinhamento:

O alinhamento é esta sempre pronto para enfrentar da maneira correta o mercado de trabalho.


| quarta-feira, 30 de junho de 2010

trabalho de Espanhol

| |


quadro:marco


pincel:cepillo











Birô:oficina





professor:profesor





Diário
(lista de chamada):
(Diarios lista de IIamadas)











caneta:pluma







lápis:lápiz








lápis de cor:lápiz de color









https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiAU4OjiNJ57sTXzDkm7bxsJlS0C593faBBZ-QAdAkiI9N8QxFGfXb7H4MZtnb2gZdxBu1vG1_fm5KiKzRRtWPVsRPnQz23vTsoI6Swf09r0LKrqKEthupwirwUXUETSZZGN3R94IO6CxpH/s400/705.jpglápis de sera:lápiz se
http://images.quebarato.com.br/photos/big/A/8/43B3A8_1.jpglapiseira:lapicero


http://www.lojadolar.com/imagens/prod/produtosz/0/00368_cicley.jpgGrafite:grafito

http://www.edsonfernandes.com.br/wordpress/wp-content/uploads/2010/04/borracha-pelikan-BR80.jpgBorracha:caucho
http://www.ebrindes.com.br/content/interfaces/ebrindes/modules/produtos/pictures/71_caderno_reciclado.jpgCaderno:cuaderno


http://www.hcstecnologia.com.br/loja/images/21465751_4%20mochila%20A.jpgMochila:mochila
http://estiloglam.files.wordpress.com/2009/05/estojo-kiss-me2.jpgEstojo:caso


http://www.bahianoticias.com.br/fotos/editor/Image/carteiraESCOLA.jpgCarteira:escritorio
http://www.peixinhodourado.com/admin/produtos/CORRETIVO%20LIQUIDO%20BIC.jpgCorretivo:correctivo

http://www.lojadolar.com/imagens/prod/produtosz/0/01639_cicley.jpgRégua:gobernante
http://www2.cm-evora.pt/noticias/images%5C542.jpgCantina:cantina

http://www.construirnoticias.com.br/figuras/11/mural.gifMural:mural
http://hq.hsa.zip.net/images/aviso.PNGlAviso:advertencia

http://www.artcamargo.com.br/images/apontador%20staedtler%20metal.jpgApontador:puntero.

Paleolitico

| sexta-feira, 14 de maio de 2010
Nesse tempo os povos registravam sua convivencia desenhando em paretes, podendo ser observados por nós hoje com registro historicos, eles talves nem pessacem nisso.
Mas isso representa saiam para caçar e viam diversos animais como esse que esta desenhado acima.
Nesse tempo os humanos eram nômades e não viviam em um so lugar mas eles mudavam de lugar em lugar.

SEPARAÇÃO DE MISTURAS

| sexta-feira, 16 de abril de 2010

Peneiração
A peneiraçao é um método utilizado para separar misturas heterogêneas do tipo sólido-
sólido, onde o tamanho da partícula é o responsável pela separação, ou seja, utiliza-se uma peneira que permite que alguns sólidos pequenos passem. Utilizado quando uma mistura de solidos granulado,cujo tamanho das particulas é sensivelmente diferente é colocada sobre uma peneira e submetida a agitação.EX:mistura areia fina e pedregulhos.

Levigação
Levigação é um método de separação de misturas heterogêneas de sólidos. Quando uma mistura se forma por substâncias sólidas de densidades diferentes, pode-se utilizar uma corrente de água para separá-las. É o caso do ouro, que nos garimpos normalmente é encontrado junto a uma porção de terra ou areia.Usa-se uma rampa de madeira ou uma bacia em que se passa uma corrente de água que serve para separar essas substâncias.

Centrifugação

Consiste em aumentar a velocidade de decantação com um aparelho chamado centrífuga ou centrifugador(que faz com que a mistura contida no tubo decante mais rapidamente). Esta máquina pode ser usada, por exemplo, na separação de glóbulos vermelhos do plasma sanguíneo ou para separar a nata do leite. Então a separação fica muito densa. Assim a substância fica retida na parede onde após e extraída e serve para separar materiais de densidades diferentes.

decantação

A decantação é um processo de separação que permite separar misturas heterogêneas.Utilizada principalmente em diversos sistemas bifásicos como sólido-água (areia e água), sólido-gás (poeira-gás), líquido-líquido (água e óleo) e líquido-gás (vapor d’água e ar). Sendo esse processo fundamentado nas diferenças existentes entre as densidades dos componentes da mistura, e na espera pela sua decantação. A mistura é colocada em um recipiente de preferência fechado (no caso de substâncias como gás e vapor e de acordo o interesse do produto da separação, obrigatoriamente fechado) e espera-se a sedimentação do componente mais denso.

Dissolução fracionada

Dissolução fracionada é uma técnica ou método de processo de separação para separar misturas heterogêneas de dois ou mais sólidos, quando apenas um dos componentes se dissolve em um dado solvente.Pois, assim, o líquido dissolve esse componente e, por filtração, separa-se o outro componente... Evaporaçã

A evaporação é um fenômeno no qual átomos ou moléculas no estado líquido (ou sólido, se a substância sublima) ganham energia suficiente para passar ao estado vapor.

O movimento térmico de uma molécula de líquido deve ser suficiente para vencer a tensão superficial e evaporar, isto é, sua energia cinética deve exceder o trabalho de coesão aplicado pela tensão superficial à superfície do líquido. Por isso, a evaporação acontece mais rapidamente a altas temperaturas, a altas vazões entre as fases líquida e vapor e em líquidos com baixas tensões superficiais (isto é, com pressões de vapor mais elevado). Um exemplo para tal fenômeno é a transpiração (suor).E tambem as salinas pois asim é extraido o sal onde usamos nas nossas cozinhas;)

Destilação simples

Para separar a mistura de água e sal e recuperar também a água, emprega-se a destilação simples. A mistura é aquecida e a água entra em ebulição, mas o sal não. O vapor de água passa pelo interior de um condensador, que é resfriado por água corrente. Com esse resfriamento, o vapor condensa-se. A água liquida, isenta de sal, é recolhida no recipiente da direita e, ao final, restará sal sólido no frasco da esquerda.

O líquido purificado que é recolhido no processo de destilação, recebe o nome de destilado.

Destilação fracionada

As misturas homogêneas formadas por dois ou mais líquidos oferecem uma razoável dificuldade para sua separação. A técnica da destilação fracionada pode ser usada com sucesso para separar algumas misturas desse tipo. É uma técnica complexa e sobre ela vamos apresentar apenas uma breve noção.

A destilação fracionada é um aprimoramento da destilação simples, na qual uma coluna de vidro cheia de obstáculos é colocada entre o condensador e o balão na qual a mistura é aquecida.

Os obstáculos permitem que o componente de menor ponto de ebulição chegue mais rapidamente ao condensador e destile primeiro. Assim que ele destilar totalmente, destilará o próximo componente liquido da mistura, que é recolhido em outro frasco. E assim por diante.

Catação

A catação é um tipo de separação manual de misturas do tipo "sólido-sólido". As substâncias são separadas manualmente e pode utilizar uma pinça, colher, ou outro objeto auxiliador para a separação. É utilizada na separação de grãos bons de feijão dos carunchos e pedrinhas. Também é utilizada na separação dos diferentes tipos de materiais que compõem o lixo como vidro, metais, borracha, papel, plásticos que para serem destinados a diferentes usinas de reciclagem. metodo basico no diferente de tamanho e de aspctos visiveis das particulas de uma misturas de solidos granulados.Um dos solidos é retirado com pinças ou com as mãos.

EX:mistura de feijão e pedras.

Flotação

A flotação consta em separar misturas heterogêneas sólidas com densidades diferentes através de uma densidade intermediária, nesse caso o mais comum e mais utlizado, é a água. A flotação é um método de separação de misturas. Trata-se de uma técnica de separação muito usada na indústria de minerais, na remoção de tinta de papel e no tratamento de esgoto, entre outras utilizações. A técnica utiliza diferenças nas propriedades superficiais de partículas diferentes para as separar. As partículas a serem flotadas são tornadas hidrofóbicas pela adição dos produtos químicos apropriados. Então, fazem-se passar bolhas de ar através da mistura e as partículas que se pretende recolher ligam-se ao ar e deslocam-se para a superfície, onde se acumulam sob a forma de espuma. Resumindo, a flotação é um processo de separação de sólido-líquido, que anexa o sólido à superfície de bolhas de gás fazendo com que ele se separe do líquido do sólido.

Ventilação

Ventilação é um processo de separação de substâncias sólidas heterôgeneas através de vento.O sólido menos denso é separado por uma corrente de ar. Também conhecido como tamisação, este método é também usado na separação de sistemas sólido-sólido, onde um dos dois componentes apresente granulometria que permita que o mesmo fique preso nas malhas de uma peneira.